segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Forum 1

“Todo homem saudável tem uma capacidade profunda que leva ao
desdobramento de energias criativas fundamentadas em sua humanidade,
quando ele afirma seu trabalho em seu íntimo... originalmente, cada dom é
voltado para a recepção e a elaboração de vivências sensíveis.” 


László Moholy-Nagy, Do material à arquitetura

A partir da leitura da citação, faça uma reflexão sobre a sua escolha do curso de Arquitetura e escreva sobre a sua capacidade de expressar, através do desenho, a sua energia criativa. Escreva também sobre o que você espera da disciplina GD para esse semestre.

9 comentários:

  1. Em todas as profissões, podemos encontrar pessoas bem sucedidas e que com determinada força e dedicação conseguiram fazer algo que fugisse tangencialmente do trivial, ou seja, fizeram a diferença. Ser reconhecido por fazer algo bom, já seria o suficiente para a maioria de nós, mas ser reconhecidos por fazer a diferença, vai depender do quanto suportaremos nos esforçar e do quanto nos dedicaremos neste curso. Nós alunos do curso de arquitetura e urbanismo temos em nossas mãos as ferramentas para fazer a diferença, não só pela natureza criativa do curso, mas principalmente por nos fazermos diferentes. Seja diferente, seja criativo, arrisque, este é o nosso momento. Quem sabe, daqui há 10 anos ao lermos este comentário, qual sensação teremos? Quem se arrisca a estar lá neste dia? Eu tô dentro. Valeu galera, bom reencontra-los neste semestre e grande abraço pra nossa professora.

    ResponderExcluir
  2. Escolhi o curso de arquitetura, porque me identifiquei com o curso ,quero usar minha criatividade e ser referencia com os meus trabalhos ,buscar conhecimento,dedicação e praticar é claro....o que chama minha atenção é urbanismo,mas é uma área disputada com os engenheiros civis, infelizmente a maioria das obras são do governo federal,que permiti serem assinadas por engenheiros.Quero ter contato direto com o cliente ,desenvolver meu trabalho de acordo com o desejado, e uma referencia de arquiteto que eu me espiro é Oscar Niemeyer ,as curvas,conhecimentos,idealização,a perfeição nos seus traços e a segurança que desenvolveu seus trabalhos .Para esta formação tenho que me dedicar o máximo e aproveitar cada matéria dada em sala de aula, uma delas é geometria descritiva que serve para desenvolver minhas habilidades espacial e trabalhar os pontos de referencia para desenhos tridimensionais....

    ResponderExcluir
  3. Bom, acredito que existe uma força muito grande de criatividade dentro de mim (risos!). É uma pena que eu não consiga expressa-lá ou colocar pra fora através do desenho, pra alcançar a totalidade do que penso. É muita coisa ao mesmo tempo... Mas, como um bom brasileiro que sou, e por isso vou tentar aprimorar meu lado de expressão através do desenho. Acredito que dentro do processo a matéria de GD, vai me ajudar significativamente.

    ResponderExcluir
  4. Transcrevendo o post do José Eduardo:

    Temos sonhos, aspirações quando escolhemos um curso acadêmico, colocamos amor, dedicação e principalmente fé no que vamos seguir ao longo de nossas vidas. No decorrer do curso a vários questionamentos, será esta a minha melhor escolha. Enfrentar algo que ainda nos assusta depende exclusivamente de nós, por isso que temos que escolher uma profissão seja ela idealística ou meramente financeira. O melhor e juntar o útil e o agradável. Uma orientação exclusivamente acadêmica não lhe da subsidio para um futuro promissor se você não acreditar, procure ir além das suas expectativas. A arquitetura é a criatividade que o arquiteto passa os olhos do observador, onde o traçado e a sua melhor arma para projetar.
    Criar algo para um olhar crítico e estabelecer uma coerência no que esta pensando e no que vai transportar para o papel. O arquiteto e um cirurgião onde as partes são constantemente modificadas para transforma um terreno em algo esplendoroso.
    Em relação ao GD (Geometria Descritiva) é o entendimento que o arquiteto estabelece nas farias formas onde estuda a sua dinâmica tanto do ponto de vista da profundidade e as várias vertentes mostrada nos desenhos geométricos propriamente ditos. Um exemplo simples é o PONTO DE FUGA onde o arquiteto estabelece o espaço de sua criação numa perspectiva quando traça as linhas no seu projeto.
    O fundamento as formula que é transcrita na disciplina GD é algo que devemos observar. Neste observar e importante salientar que o arquiteto no seu projeto vai usufruir desta dinâmica que é a Geometria Descritiva em sua total plenitude. Tudo que fazemos tem cálculos, formulas sem isto nada é criado.

    ResponderExcluir
  5. O Curso de Arquitetura eu vejo como um grande desafio,como se fosse uma magia que me envolve em todos os sentidos de uma tal maneira que a cada dia que passa eu me surpreendo cada vez mais.
    E o mais engraçado de tudo isto é que as vezes eu paro para pensar se eu fiz a escolha certa, mas por alguns segundos eu posso sentir que, não foi eu que escolhi a arquitetura e sim ela que me escolheu.


    ResponderExcluir
  6. A Arquitetura tem um resultado construído e manipulação de sólidos geométricos, através de volumes cheios e vazios, com isso temos uma base para criação arquitetônica.

    ResponderExcluir
  7. O curso de arquitetura abre as portas da criatividade,nos oferecendo a oportunidades de explorar nosso potencial e mostrar do que somos capazes. A disciplina de GD é extremamente importante pois nos dará a base para uma compreensão melhor sobre projetação.


    ResponderExcluir
  8. A arquitetura é a porta que abre para o desenvolvimento da criatividade. Eu escolhi o curso sem ter nenhuma noção sobre arquitetura e estou gostando do muito do curso, aprendendo a usa minha criatividade.

    ResponderExcluir
  9. O curso de Arquitetura e Urbanismo veio ao meu pensamento principalmente pela a influencia e também pelo o desafio. Espero que faça com que minha criatividade se expanda e que eu me torne um exelente profissional e que seja reconhecido pelo o que eu irei fazer de melhor.

    ResponderExcluir