segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

FORUM 1 Turma 1_2012



Pesquise e leia a respeito do conceito de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner,
em seguida responda:

Você tem raciocínio espacial? Explique.

15 comentários:

  1. Sim, acredito que tenho raciocínio espacial, pela facilidade em visualizar formas, imaginar a distribuição de objetos em espaços limitados de forma a otimizar a utilização da área disponível, perceber detalhes de profundidade e volume em imagens, perceber proporções, etc.
    Aproveito para deixar uma diga de um jogo legal para praticar a percepção espacial: http://www.cerebromelhor.com.br/jogos_visao_umtruquedemaos_info.asp.
    Abraços,
    Cássia

    ResponderExcluir
  2. Sim... eu sempre tive uma facilidade de visualizar espaços e muuita facilidade de fazer volumes, semestre passado tivemos umas matérias que era pra fazer volumes e não houve dificuldade da minha parte... tirando que eu nunca fui mal nas matérias de desenhos geométricos.

    ResponderExcluir
  3. aaah Cassia muuito legal o jogo que vc mandou.. aconselho todos tentarem... ganhei 5 estrelinhas! KKKK

    ResponderExcluir
  4. Bom... Tenho facilidade para desenhar volumes em pespectivas, e consigo imaginar, o 3D, observando o 2D.

    ResponderExcluir
  5. verdade, visualizar espaços...visualizar formas em 3D, imaginar a distribuição de objetos em pequenos espaços, sim tenho essa facilidade, mas pra quem não tem, deve-se praticar desenhar e sempre buscar, depois que o cérebro pega o esquema já era. fica simples (risos)

    abração

    Thiago Cândido

    ResponderExcluir
  6. bom dia prezados,
    e Howard Gardner? como vão as pesquisas?
    não se esqueçam que aqui estão sendo avaliados com continuidade, quero avaliação contínua que é diferente da avaliação punitiva,
    por isso vamos postar com consciência, construindo posts com mais vontade, interatividade, conteúdo.
    bora ... vocês são muito capazes ... boto fé ...
    abraços,

    ResponderExcluir
  7. não consegui abrir o jogo de jeito nenhum ...
    pra mim só dá erro ...

    ResponderExcluir
  8. Tenho capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, compreendo o mundo visual, crio, transformo e modifico percepções. Crio caricaturas de forma bem simples, também desenhos a partir de fotos. Consigo criar figuras espaciais sobre um plano.

    ResponderExcluir
  9. transportando o post da Ana Paula:

    Acredito que consigo ter uma boa capacidade espacial não só por 'talento' mas por sempre me situar no lugar em que estou. Ao longo da minha vida eu não adimito escutar comentários como; "Mulher não tem noção espacial". Daí comecei a praticar, por exemplo, os lados esquerdo e direito, me situar num mapa. Quando alguém tenta me explicar como é um ambiente de sua casa, eu tenho facilidade para visualizar o espaço narrado. Há coisas que preciso de um pouco mais de atenção como aqueles exercícios dados na última aula. Enfim, acredito que dentro da "teoria das inteligências múltiplas" há capacidades que podem ser adiquiridas se forem estimuladas com determinação. No ensino médio eu tinha dificuldades com física e história, mas depois comecei a estudar para o vestibular, e hoje tenho muita facilidade e gosto de tais matérias. Observo que também tenho capacidades como: Lógico-matemática; interpessoal; linguística; espacial. Já outras colocaria como não possuo aptidão: musical; cinestésica. Mas acredito sim que se eu me dedicar em estudos de música posso entender o universo musical.

    Ana Paula
    2°Período Arquitetura

    ResponderExcluir
  10. Sim, acredito que tenho capacidade para visualizar um espaço e mentalmente criar formas e objetos. Sou muito observadora e acredito que através dessa percepção posso criar composições em uma representação espacial. Pesquisando também sobre as demais inteligências múltiplas também acredito possuir a inteligência linguística, cinestésica, e interpessoal.

    ResponderExcluir
  11. O que significa ter raciocínio espacial? Apenas conseguir visualizar o 3D a partir de um 2d? Ou raciocínio espacial também inclui conseguir organizar formas? Confesso que não nasci com esse dom e que já cheguei a achar que deixando 40 cm de passagem estava tranquilo para qualquer um! E até hoje me utilizo de um artifício que me auxilia bastante! Toda vez que vou planejar um espaço eu pego a trena e testo comigo mesma para saber quanto deixar e com o tempo esses espaços vão se tornando comum para mim! Nas aulas de perspectiva eu fiquei com um pouquinho de dificuldade para desenhar uma estação de trabalho com um ponto de fuga, mas depois de desenhado, devagar, fui conseguindo visualizar! Acredito que com esforço tudo sai direito! Tenho mais da transpiração do que da inspiração, mas consigo chegar lá! :)

    ResponderExcluir
  12. A inteligência espacial é a capacidade de formar modelos mentais (imagens) e operar com tais imagens. Esta inteligência está ligada fundamentalmente ao mundo concreto, ao mundo dos objetos e a sua localização no mundo. Como afirma Gardner:“Centrais à inteligência espacial estão as capacidades de perceber o mundo visual com precisão, efetuar transformações e modificações sobre as percepções iniciais e ser capaz de recriar aspectos da experiência visual, mesmo na ausência de estímulos físicos relevantes.”
    Modestamente, acho que possuo esta inteligência um pouco elaboada. Minha percepção espacial é boa! Referindo ao que disse Ana Paula, mulheres são sempre vítimas de crítica quanto a localização espacial, mas isto não se aplica a todas não! Tenho facilidade em localizar pontos em mapas, saber a direção de caminhos, localizar –me espacialmente dentro de um ambiente novo, perceber as formas e modelos de determinados espaços rapidamente, proporção de objetos, organização de espaços, imaginar um objeto, localizar semelhanças e diferenças, etc...

    ResponderExcluir
  13. Todos nós temos um pouco de inteligência espacial, assim como outras inteligências segundo Howard Gardner, mas mesmo elas atuando em conjunto algumas tendem a serem mais desenvolvidas do que outras. E sim, acho que tenho muita noção, pois durante boa parte da minha vida fiz atividades como ballet, handebol, e vôlei e acho que isso foi fundamental para desenvolver esse meu lado espacial. Consigo imaginar onde colocar alguns objetos e imaginar se os mesmos cabem ou não cabe em determinados locais, sendo esses grandes ou pequenos e aonde colocá-los. Também tenho grande capacidade de criação e sensibilidade das coisas e acho que isso também me ajuda a desenvolver a inteligência espacial.

    ResponderExcluir
  14. Sim, acredito que tenho capacidade de visualizar um espaço. Consigo criar figuras e formas espaciais. Observo e acredito que através dessa percepção posso criar composições em uma representação espacial.

    ResponderExcluir