terça-feira, 18 de outubro de 2011

Forum 5

Após assistir ao vídeo de Jayme Golubov, faça seu comentário livre a respeito do que ele fala.

25 comentários:

  1. Não copiar nada da internet.
    Se fizer alguma citação coloque a fonte.
    Considerando que a participação nesse Forum vai valer 1 ponto inteiro, vou analisar aqui o que foi aprendido durante o curso a respeito de geometria e arquitetura.
    Portanto, nada de posts de 2 linhas, quero conhecimento produzido a partir dos conteúdos transmitidos.
    Abços para todos,

    ResponderExcluir
  2. Bom, atá agora aprendi sobre visão espacial, qual a importância de se ter e desenvolver uma leitura espacial para tudo que se vê ao redor, transformando de fato esse olhar em olhos clínicos dentro do contexto arquitetônico.
    É impossível ter essa visão sem exercícios constantes, é importantíssimo o hábito dos exercícios constantes para desenvolver cada vez mais esse olhar.
    Dentro da arquitetura temos vários pontos importantes, desenho, criação, criatividade e para desenvolver cada ponto devemos ter paciência e muita dedicação com as atividades propostas e abrir um leque para outras coisas que não são passadas pelos professores.
    Ter muita curiosidade e atrevimento para ser um bom arquiteto e extrair o que for possível dos nossos mestres.
    Arquitetura é uma busca constante um aprendizado diário...Uma fonte que nunca deve secar, ter sede disso, daquilo...
    Ser bom bom não é o bastante, temos que ser fantásticos!!! Obcecados pelo desejo de aprender cada vez mais e com muito amor!

    ResponderExcluir
  3. Nussa Cecilia arrasou hein ...
    Muito bom seu post, parabéns! Fico feliz de ver que você então já pegou o espirito da coisa ... Só precisa botar mais gás ... Menos pregui ...

    ResponderExcluir
  4. Bem, visão espacial é o princípio mental do arquiteto.
    Visão espacial é um dom que, em princípio todos têm, dá a capacidade de percepção mental das formas espaciais. Perceber mentalmente uma forma espacial significa ter o sentimento da forma espacial sem estar vendo o objeto, Ou seja, a visão espacial permite a percepção, o entendimento de formas espaciais...

    ResponderExcluir
  5. Toda pessoa que se interessa por algo ou alguma coisa, acaba despertando a busca pelo conhecimento de tal coisa interessada. Só se ama aquilo que se tem conhecimento ou ciência.
    A geometria está presente em toda parte, porém o fato de estudar e conhecer seus diferentes aspectos tanto na visão física (volume), dimensional e etc., despertam certa sensibilidade que outrora não se conseguia perceber. De fato, é o início pra se entender a percepção espacial inclusive de tudo o que nos rodeia.
    Quando o conhecimento se mistura com o fascínio(paixão), então tudo se torna fácil e desafiador.
    È fundamental pra nós jovens arquitetos demonstrar o quanto é importante e admirável a geometria para nossas vidas.Admirável porque a razão se mistura com a arte!
    E arte é buscar a todo momento uma nova criação!

    ResponderExcluir
  6. Aprendi que não há arquitetura sem geometria, como quase tudo o que os nossos olhos vêem não há quase nada sem geometria. E o que antes passava despercebido ao aprender sobre visão espacial, fiquei muito mais atenta aos simples detalhes das coisas que me cerca. Ao assistir o vídeo percebi que ele traduz a vontade de querer saber e ver mais e mais surpresas que todas as formas geométricas nos traz. Além disso percebi ao longo do semestre que quando colocamos o nosso sentimento em tudo que fazemos é muito mais simples e apaixonante fazer arquitetura, e consequentemente os resultados saem muito mais belos.

    ResponderExcluir
  7. Nossa! É realmente surpreendente quando você quer mesmo fazer algo. Quando você impõe condições positivas em relação àquilo que deseja aprender as coisas fluem mais naturalmente capazes de se tornar uma paixão. Colocar encantamento nas coisas que você tem que fazer pode ser uma boa alternativa para evitar o trabalho obrigatório ou árduo agente pode acabar se apaixonando e facilitando o trabalho. Evitar barreiras em meio a Geometria falando mais especificamente nos mostrará que não é tão complicado assim como enxergamos ou ouvimos falar. Basicamente a idéia que ele me passou é que devemos dominar a geometria e não ela nos dominar. Afinal de contas o mundo é formado por ela é possível imaginar o mundo sem essas formas.

    ResponderExcluir
  8. Não acredito que consegui \o/ Olha eu aqui dnovo :)

    ResponderExcluir
  9. Visao espacil é um dos fatores importantissmos para os arquitetos, ainda mais para quem esta começando, no começo é bem dificil, uns tem mais facilidade e outros menos, mas ao longo do tempo e estudos voce acaba tendo essa noçao do espaço

    ResponderExcluir
  10. Aprendi que não ter paixão é a amor naquilo que você realiza, não existe o respeito e reconhecimento do seu trabalho ena sua vida. O exemplo disso e o caso de Jayme Golubov que ama o que faz como na geometria, e se afirma naquilo,traz essa relação como algo fascinante e prazeroso na sua vida. Para mim vejo isso no meu curso de arquitetura que a cada dia vai me preenchendo com muito conhecimento e felicidades, não vejo só como um mero curso superior.

    ResponderExcluir
  11. Quando Jayme fala que geometria transforma sonho e fantasia em realidade ele traduz o significado de geometria pra mim. Por que nada melhor que você conseguir representar seu conhecimento, percepção do espaço e sentimentos através de formas e representa-las tridimensionalmente. E de fato nada fica bom o bastante senão feito com amor e determinação. A geometria descritiva é fundamental para nós futuros arquitetos pois nos permite desenvolver habilidade espacial, o que nos torna admiradores de coisas simples do nosso dia-a-dia por conseguimos ver agora de uma forma diferente.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente com essa frase dita por Jayme Golubov: "Nunca ninguém buscou o conhecimento de uma coisa pela qual não
    estivesse apaixonado ..."
    Geometria todos conseguem ver, a visão espacial vai além,permite-nos imaginar e ver aquilo que não vemos no primeiro momento,permite-nos criar e transformar uma forma simples no que imaginamos, nos dá a tridimensionalidade.
    A vontade de ir além e adquirirmos mais conhecimentos é movida pela paixão.Antes de aprendermos de verdade qualquer coisa é preciso que estejamos convencidos e apaixonados pelo assunto.E geometria,apesar de sua exatidão é capaz e muito de mexer com a nossa imaginação...

    ResponderExcluir
  14. Tenho percebido no decorrer das aulas, que a geometria é fundamental, para se entender a arquitetura. Pois é ela que permite beleza e harmonia nas mais variadas obras. Acredito que, para ser um bom profissional em arquitetura, nós estudantes, precisamos ser humanistas curiosos e dispor de uma vasta compreensão espacial, o que significa ter habilidade de criar e visualizar espaços que ainda não existem. Logicamente, que a arquitetura não depende só da Geometria, pois envolve um ato criador mais complexo, mas ela é sem dúvida, um elemento fundamental, para a sua relaização, pois além de alimentar a imaginação, permite resolver as questões gráficas do projeto.

    ResponderExcluir
  15. O vídeo traduz fielmente a importância da Geometria na carreira de um arquiteto, Pois com a prática e aperfeiçoamento dessa técnica, temos a liberdade de passar uma simples visão espacial , para uma folha de papel! E com essas ultimas aulas tenho percebido isso e também se interessando mais por essa matéria incrível e essencial no nosso curso.

    ResponderExcluir
  16. O que o vídeo nos mostra, com bastante clareza e paixão, diga-se de passagem, a verdadeira importância da geometria em nossas vidas futuras como arquitetos e formadores de opinião sobre o assunto. Saber definir com clareza e arte um espaço e parte essencial de nosso trabalho. A percepção do ambiente e aplicação da formas certas a um determinado espaço nos esclarece com eficacia o projeto futuro de qualquer lugar, casa, cidade e país. É de total importância para nos arquitetos termos este link de percepção.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. como a Cecilia comentou em seu post, a busca deve ser incansável. não podemos pular etapas, e quando isso acontece, acredito que algo fica pra trás, por maior que seja a atenção em relação a isso! no vídeo, o Jayme fala muito sobre a importância da paixão em fazer o que está sendo proposto! é difícil fazer algo que não nos interesse e em contra partida, tudo que é feito com vontade, com alegria, com amor, é feito com perfeição, com tranquilidade, com calma! as vezes podemos estar anasilando a geometria como uma matéria "chata" por exemplo, mais muitas vezes não a enxergamos como uma matéria interessante, uma matéria atraente. Como disse no video o Jayme, a Geometria tem o poder de transformar os sonhos em construíveis! Isso é Fantástico! não estamos vizualizando a geometria com o carinho que ela merece. simplesmente viramos as costas pra ela e pergunto como amar ser Arquiteto sem amar as etapas que nos tornam arquitetos? acho improvável!

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Todos podemos, devemos, pesquisar na internet, se bem usada ela é um meio poderoso para servir como base na aquisição do conhecimento. Mas em produções acadêmicas jamais copiem textos da internet. Em trabalhos e foruns como esse estamos na busca de conhecimento construído, produzido, então vamos agir com seriedade. Ao usarem citações, coloquem a fonte.

    ResponderExcluir
  21. Transportando o post do Marcos:

    Realmente é de total importância a geometria é necessária para um arquiteto ou futuro arquiteto, como eu, entender com afinco e procurar compreender, pois me é muito misteriosa esta matéria, a geometria. Sei que serei um inútil se não conseguir ao menos aplicá-la em meus trabalhos. Agora estou entendendo melhor, depois destas ultimas aulas, utilizando desenhos que vc nos passou em sala, os mistérios antes indecifráveis, se tornaram mais lúcidos para mim. Esse Jayme é espetacular, um apaixonado, me fez gostar até mais um pouco mais da matéria. Abraços.

    Marcos Monteiro

    ResponderExcluir
  22. Mostra que a paixão é a possibilidade transformar geometria em arte e ensino, a importância sentir para que o conhecimento se torne prazeroso. A possibilidade de transformar coisas e fantasias em realidade. Que a busca pelo conhecimento tem que tem paixão, sentimento. Para o entendimento da coisa dos objetos, principalmente na imaginação de um projeto, na criação e desenvolvimento. Não a projeto se a visão da geometria e visal espacial. A visão espacial e de sua importância para o entendimento de um arquiteto, assim possibilita uma visão como todo na execução de obras.

    ResponderExcluir
  23. Quando eu não suporto mais enxergar os objetos só porque possuem uma forma qualquer aparece Jayme Golubov pra deixar claro não só pra mim, mas para o mundo que a geometria não é somente uma expressão matemática para as formas ela também contribui de forma artística pra tudo aquilo que queremos ver e criar e está presente em tudo mesmo que seja imperceptível, como num sentimento, numa razão, num devaneio, nas nuvens do céu, etc. Quando enxergamos esse outro lado da geometria ampliamos nossa visão deixando-a mais sensível e prazerosa.
    Golubov deixa claro que para enxergar isso tudo é preciso ter paixão, como diz: “nunca ninguém buscou o conhecimento de uma coisa pela qual não estivesse apaixonado”. Eu considero importante, na vida de um arquiteto, aprender a sentir as coisas, a sua essência, sua força e observar seus mínimos detalhes, sejamos profundos quanto a isso e não indiferentes. Pelo menos é assim que eu tento saborear e compreender a arquitetura.

    ResponderExcluir
  24. Transportando o post da Vanessa:

    Duas frases me chamarm mais atenção neste vídeo:
    1° "A Geometria parece mulher. É aquele negócio que você se aproxima e que é absolutamente incompreensível. Mas que, com um pouco de inteligência que o amor dá, você vai ver que não é bem assim."
    Foi o que aconteceu comigo. Perdi uma aula de geometria e foi o bastante para eu ficar "perdida" durante as aulas seguintes. Olhava os estudos dos pontos e das retas, o traçar das épuras, e pensava "Meu Deus! O que é isso? Quem foi o 'louco' que inventou isso? E por que inventou?". Só recentemente que passei a entender a matéria, fui dormir e fiquei pensando nisso, vi que não era tão complicado assim. Infelizmente, aprendi um pouco tardee não fui bem na prova.

    2° "Não há busca pelo conhecimento sem paixão."
    Essa frase não vale apenas para geometria, mas também para todas questões da vida profissional e pessoal. No caso de Jayme Kerbel, ele se apresenta intimamente maravilhado com o conhecimento que obteve com a geometria ao longo da vida, nos dando a certeza que foi tendo muita paixão que ele a compreendeu. Lição para nós.

    Vanessa

    ResponderExcluir