quarta-feira, 10 de agosto de 2011

FORUM 1 - Turma 2/2011


 
A noção de inteligência espacial está relacionada com:
“perceber o mundo com precisão, efetuar transformações e modificações sobre as percepções iniciais e ser capaz de recriar aspectos da experiência visual, mesmo na ausência de estímulos físicos relevantes” (GARDNER, 1995, p. 135).

"ver um objeto no sentido de imaginar, pensar modificações que melhorem suas características alterando sua forma ou a relação entre os elementos que o constituem. Quanto a sua competência - a visão espacial - nenhuma outra disciplina desenvolve em grau tão elevado quanto a GD." (Della Nina da Silva, 2009).

Você tem inteligência espacial? explique.

lembrando que a participação nos foruns vai fazer parte da nota.

13 comentários:

  1. Posso dizer que já tive mais inteligência espacial quando a ativava mais, na época do colégio. Até tenho boa percepção, mas tenho dificuldade em propor modificações. Contudo, creio que a inteligência pode ser reativada e melhorada com a prática.

    ResponderExcluir
  2. Como foi postado anteriormente pela Silvana, inteligência espacial é adquirida com o uso. Se vc praticar, se treinar, acredito que o cérebro ativa o botão espacial 3D mega plus. Os usos de ferramentos de CAD ajudam a "atrapalhar" a ação desse "botão".

    ResponderExcluir
  3. Inteligencia espacial seria lidar com a ideia mental do que se ver e reconstruí-la, reforma-la e readapta-la através da imaginação, claro que isso vem com o tempo, e a pratica só traz a perfeição. Ex. Você vê um copo cheio em sua frente, usando sua inteligencia espacial você vai criar para si a imagem do copo de vários ângulos e pontos de vista. Brinco com isso muito enquanto ando pela cidade e parques!

    ResponderExcluir
  4. Recriar aspectos da experiência visual é uma forma de desenvolver a inteligência espacial.Acredito se deve a um processo de exercícios mentais como por exemplo a percepção.Eu estou aprendendo a desenvolver e ter noção da inteligência espacial!Mas é necessário paciência.

    ResponderExcluir
  5. Concordo quando usamos a inteligencia espacial, quando a ativamos, quando colocamos a mente para funcionar e peceber o que pode ser ou na modificado e melhorado. ainda tenho muita dificuldade em espaço, ter uma noção de tamanho proporção, etc..mas nada do que muitas noites de sono perdidas.

    faz parte!!

    ResponderExcluir
  6. Acredito que no momento em que estou ainda preciso aprender e exercitar constantemente apenas com a pratica se obtém uma inteligência espacial mais clara e eficiente.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Bacana gente,
    com os comentários postados surgem novas questões:
    Arquitetura se aprende?
    Música se aprende?
    Arte se aprende?
    você pode se tornar um músico se treinar banstante? ou você só será um músico se tiver nascido com "dom" para música?

    ResponderExcluir
  9. A geometria descritiva nos explica matematicamente como os objetos, linhas, retas e planos se comportam no espaço. Dando uma continuidade no que o João Paulo disse anteriormente, a sensibilidade, o bom senso, a facilidade de conseguir vizualizar todos os lados de um objeto mesmo não estando explicitos ou seja compreender um volume por completo sempre me ajudou nessa questão de noção espacial além de que imaginá-lo em várias posições diferentes pode auxiliar no nosso processo criativo ou seja, de quantas maneiras diferentes o mesmo objeto pode ocupar o mesmo espaço.

    Respondendo as questões seguintes, eu acredito que quando temos a habilidade as coisas se tornam mais fáceis, porém não é impossível para quem não tem adquiri-la, a parte do dom é um diferencial muito grande, mas também não é sinônimo de sucesso, o que vale é o esfoço e AMAR o que faz!

    ResponderExcluir
  10. Inteligência espacial é você conseguir modificar formas ou objetos mentalmente.Exige muita concentração, paciência e estudo. Mas ao final de cada exercício todo o esforço e dedicação vale a pena.

    Acredito que quem tem o dom e as habilidades com certeza é mais fácil de aprender algo, mas tem que ter muito interesse e como o Erick falou, tem que amar o que faz.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. a inteligencia espacial é a capacidade de ver mentalmente formas e coisas e poder estrutura-las sem o auxilio da visão espacial, que seria a base para a inteligencia espacial, alem de ti capacitar a imaginar e ser mais criativo a partir do mundo que você vê ao seu redor, e adquirir essa inteligencia espacial é aprendizado, treino e uso

    não acho que exista ''dom'', algo inato em cada um que nos ''predestina'' a um trabalho especifico, por causa do ''dom'', mas acontece de ter pessoas melhores ou piores em algo, o que varia de cada um, de cada cabeça, mas para se ter habilidade em algo, melhorar e se manter acaba que você segue o caminho do aprendizado, ai vai depender de como você aprende, seja sozinho, num curso e etc.

    ResponderExcluir